segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Sou fútil, faço moda."

Sou frequentadora assídua e assumida dessa moda dos blogs de moda. Acompanho vários! Tenho uns 10 entre meus favoritos do computador. Uns melhores outros piores... O que gosto nos blogs é que mostram a moda real, de pessoas reais. 

Será?

Percebi que não. 

Primeiro que a grande parte dessas blogueiras, pelo menos as mais seguidas e conhecidas, são patrocinadas, o que gera uma certa desconfiança na veracidade de parte dos posts. Segundo, que moda é uma resposta da sociedade na maneira mais subjetiva possível do ser humano e ninguém, afirmo, ninguém, gostando ou não, interessando-se ou não, escapa da moda. E por isso que acredito que a moda deva ser levada mais a sério. Já é difícil fugirmos do esteriótipo de fúteis quando nos interessamos, estudamos e acompanhamos o "universo fashion". Se podemos usar a internet pra divulgar amplamente esse mundo para as pessoas porque não aproveitar pra fazer isso de maneira séria?

E isso se estende também para as revistas. Costumava comprar a Vogue Brasil todo o mês, mas admito que grande parte das vezes sentia vergonha de estar lendo algumas reportagens com jargões idiotas que menosprezam os leitores e afirmam ainda mais o esteriótipo fútil dos interessados no assunto.

E terceiro, e mais importante, é porque eu não acredito em ninguém que seja brasileiro e tenha uma Chanel. 

Mas claro que também tem muita gente que vê a moda de uma maneira que me interessa mais. Passei a comprar a Harpers Baazar Brasil que está apenas em seu terceiro mês mas, pelo menos por enquanto tem me deixado mais satisfeita com matérias mais bem escritas. Pra mim, a Maria Prata, editora chefe da revista, é alguém que tem uma visão inteligente. Outro ótimo exemplo de ver a moda de maneira mais inteligente é esse vídeo da Cris Guerra do Hoje Vou Assim


Tentarei, de vez em quando, postar aqui algumas idéias e visões minhas sobre a moda e sobre a relação moda/arte que tanto me interessa, tentando fazer isso da maneira mais interessante e inteligente que puder!

Nenhum comentário: