terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga é meu maior ídolo na moda brasileira. Aliás, pra mim, é um dos únicos estilistas que faz realmente moda brasileira contemporânea. O texto abaixo foi escrito pra matéria de Mercado e Produção de Moda Contemporânea na minha pós e fala sobre o estilista/artista e sobre sua coleção de Verão 2011.




Poesia. Esta é a palavra que pode traduzir a moda de Ronaldo Fraga. Uma poesia muito bem pensada e construída que cria uma moda contemporânea brasileira de qualidade e conceito. Conceito esse que consegue (e muito bem) transformar a cultura brasileira em roupas. Ronaldo Fraga é a favor de uma moda brasileira sem estereótipos; onde é possível falar de Brasil sem cair em coqueiros, araras, bumbum e carnaval.
Além disso, o ato de vestir é, para Ronaldo, um ato político, principalmente em um país com uma história de colonização que deixa nossa cultura num estado sublimado. As roupas do estilista servem de estímulo para a apropriação da identidade do povo brasileiro e envolvem questões efervescentes no Brasil, sem jamais ressalvar nas caricaturas de trajes típicos e de outras heranças folclóricas.
Revelado ao mundo da moda brasileiro no Phytoervas Fashion em 1996, Ronaldo Fraga conta com um repertório de mais de 25 desfiles que são esperados como um espetáculo de teatro ou de dança. Suas roupas são carregadas de bom humor, histórias, mesclando o erudito e o popular sempre baseando suas formas no conforto. Não se encontra nos looks do estilista tendências prontas de moda, apelos comerciais ou qualquer tipo de vulgaridade e sexualidade explícita, mas isso não impede que se vejam as roupas de Ronaldo Fraga com sensualidade. São rendas, babados e bordados que implicam uma feminilidade calcada de conceito nas peças de Ronaldo. A sensualidade está em uma mulher inteligente, já que o estilista não faz roupas para pessoas sem cenário, sem lembranças, sem humor e sem história.
Aliás, essa personalidade percebida facilmente nas roupas de Ronaldo vem de sua origem mineira. Recatado em suas formas mas com o barroco das cidades mineiras muito bem trabalhado nos detalhes de suas criações que podem ser chamadas de luxuosas, onde o luxo implica a escolha dos elementos integrantes da composição de sentidos, nem sempre caros os suntuosos, mas associados a um modo de fazer muito caprichoso e reflexivo, elevando o que é visto como simples ao mesmo patamar do luxo.
Ronaldo Fraga tem lojas em Belo Horizonte e São Paulo e, fora sua coleção para crianças, carinhosamente chamada de Ronaldo Fraga Para Filhotes, não vende suas roupas em lojas multimarcas e não exporta suas criações. Também ainda não entrou na onda dos grandes conglomerados de moda e não pretende entrar, acreditando que cada estilista deve ser bem claro com o tamanho que quer ter.
Com isso Ronaldo se arrisca em tempos em que a moda brasileira é cada vem mais reconhecida fora do país e que grandes grupos se formam comprando marcas brasileiras, mas, ao mesmo tempo, mostra uma fidelidade à moda e ao mercado de moda brasileiros. Com seu trabalho, ainda fortalece cooperativas e comunidades que participam ativamente de suas produções. Ronaldo é fã (e ídolo) de suas costureiras, bordadeiras, parceiras e amigas, e até já dedicou uma coleção e desfile inteiros à sua costureira e braço direito, dona Nilza, no verão 2005/2006, sempre estimulando a apropriação da identidade brasileira.
Além dessas parcerias com as bordadeiras, Ronaldo já fez parcerias com outros meios assinando produtos como as latinhas para papel higiênico Neve e garrafas de vinho Miolo e considera esse dialogo entre moda e outras frentes muito importante contanto que o estilista em questão no projeto consiga manter sua identidade de marca.
Em sua última coleção, para o verão de 2011, Ronaldo Fraga teve o tema Turista Aprendiz, baseado nas viagens etnográficas de Mario de Andrade pelo Norte e Nordeste do Brasil entre 1927 e 1929. Utilizando tons claros de rosa, azul, verde e amarelo, além do branco e bege, o estilista brincou com linho, seda e bases de algodão, juntamente com o tecido carro chefe da coleção, um incrível e belíssimo jacquard imitando renda que trazia aos olhos do espectador o clima cultural dessas regiões brasileiras trabalhadas por Ronaldo. As formas arredondadas das peças desfilaram sobre uma passarela e cenário de azulejos que imitavam as rendas das roupas e criavam a atmosfera ideal para o conceito do estilista. A beleza de Marcos Costa trazia perucas que lembravam as perucas usadas pelos dançarinos de maracatu do norte do país junto com um par de óculos escuros simbolizando o lado turista de sua criação. O desfile de verão 2011 de Ronaldo Fraga foi mais um dos espetáculos sempre promovidos pelo criador, e lá estavam todas as características que fazem de Ronaldo um artista; a moda, as peças cuidadosamente criadas e produzidas, o conceito, a linguagem, o social e o Brasil.
Analisando seus desfiles espetáculos, fica claro que, para Ronaldo Fraga moda é mais que tudo, linguagem. A linguagem que faz da moda uma espécie de escrita, documentando o social, o político e o cultural. Ronaldo Fraga é o exemplo maior na moda brasileira se quisermos ver a moda como arte, fora dos estereótipos de futilidade. Uma moda conceitual que não é feita apenas para vestir mas para se pensar. Ronaldo trilha um caminho a tornar-se a marca mais reconhecida em moda como ciência no Brasil, considerando seu caráter de documentação do tempo, capaz de exprimir relações sociais e culturais agregando sempre humor, crítica social e ousadia.


Nessa temporada de Inverno 2012, Ronaldo Fraga não fará seu desfile no SPFW mas lançará, no lugar, o livro "Caderno de Memórias, Roupas e Croquis" que eu pretendo comprar na hora!
Achei muito interessante a proposta de Ronaldo com essas férias da semana de moda. Uma maneira de repensar a moda brasileira e os caminhos que ela vem seguindo. E nada mais válido para um estilista que acima de tudo é um pensador e um artista fazer disso tudo um livro. Fico cada vez mais fã.

Nenhum comentário: