quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alices

Quer saber? Adorei Alice no País das Maravilhas do Tim Burton.
Não dá para ir no cinema esperando uma leitura fiél do clássico. Mas isso que é legal. O filme é uma espécie de continuação dos dois livros, como se fosse uma terceira parte da história. Ou uma história nova, saída da cabeça do diretor, recheado de referências dos livros.
Enfim, o que quer que seja, é bacana. E é Tim Burton do começo ao fim! Tudo está lá! O Jhonny Depp, a mulher do diretor, a música do Danny Elfman, o clima soturno... E não vejo isso como algo repetitivo e ruim. É como na arte... o Tim Burton é um artista e tem suas pinceladas características! Se reconhecemos de longe um quadro do Picasso pelo estilo, reconhecemos um filme do Tim Burton.
Sem contar que o figurino é incrível!
Eu sou muito fã dos livros do Carroll! Já lí mais de uma vez tanto o País das Maravilhas como o Através do Espelho. E já ví as versões de cinema também. E como fã, a versão do Tim Burton não me ofende ou decepciona como acontece nos filmes baseados em quadrinhos. Aliás, acho que Alice é uma história tão rica que realmente dá pano pra manga pra muitos artistas criarem versões e inspirações em cima da trama. De Jefferson Airplane, passando por Jan Svankmajer, Nick Willing e muitos outros, até chegar, hoje, em Tim Burton. Isso é que é muito legal!
Mas uma coisa: quem viu (ou não) o filme, e nunca leu os livros, vale muito a pena, porque por mais que eu defenda a versão cinematográfica, nada e ninguém (nem o Tim Burton) ganha dos clássicos originais!!

Um comentário:

robs disse...

oba!!! vou ver...

e eu sempre vou lembrar que foi vc que me emprestou o livro da Alice!!!