quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Errata

Tenho que me redimir!
Já conversei sobre isso com várias pessoas e até já tinha escrito sobre o assunto no falecido fotolog. Sempre afirmei que não havia mais lugar pra arte hoje em dia, pelo menos não arte abstrata sem ser pelo belo e muito menos contestadora! Que não há mais arte de vanguarda e que até a Arte Pop crítica feita hoje não me faz lá muito sentido. Mas o que eu posso dizer então depois de REVOLVER?
"... o grupo formado pelos artistas Julio Dojcsar, Jum Nakao e Kiko Araujo realizou uma performance na passarela do São Paulo Fashion Week, na qual roupas extremamente elaboradas em papel vegetal, desfiladas pelas modelos, foram por elas rasgadas e destruídas em cena, inutilizando meia tonelada de papel e mais de 700 horas de trabalho. (...) Nas fronteiras entre a arte e moda, eles propõem trabalhos que envolvem cada vez mais o espectador, bem à moda da Oiticica. A instalação REVOLVER trata, por meio da metáfora da urbanidade e do gigantismo, da presença destrutiva do consumo na sociedade urbana contemporânea."
Das passarelas para um museu de arte!! Se, de um lado, o que se espera da moda é que ela seja altamente consumível, a ponto de cair no gosto popular e atingir as massas, da arte o que se espera é que, de certa forma, ela provoque sensações. Estranhamento, encantamento, incômodo! Espera-se que a arte não deixe que passemos impunes por aquilo que estamos vendo ou daquilo que estamos participando.
Do museu de arte para supermercado!! Uma metáfora do excesso na sociedade contemporânea. Coloca em risco o estatuto de museu, o da moda e o da própria arte, pelas vias do consumo e da banalização pela repetição e pelo excesso.
Das passarelas, pra arte, pras ruas! A moda, a arte e o consumo! Se isso não é uma verdadeira Arte crítica, nem Andy Warhol era!

Fico muito feliz em ter sido contrariada! Ver e entender REVOLVER me faz acreditar que a arte ainda está viva fora dos livros de história e fora das galerias! E que (graças a Deus) não precisamos de Romeros Brittos!

2 comentários:

Mago do Futebol disse...

to gostando de ver xD

Kim disse...

"Se, de um lado, o que se espera da moda é que ela seja altamente consumível, a ponto de cair no gosto popular e atingir as massas, da arte o que se espera é que, de certa forma, ela provoque sensações. Estranhamento, encantamento, incômodo! Espera-se que a arte não deixe que passemos impunes por aquilo que estamos vendo ou daquilo que estamos participando."

=0

Môniquetz de Jesus! Isso dá todo um TCC! Eu adorei essa hst de Revolver, kra! E nem acredito que eu to lendo teus posts de novo, tu não imagina a saudade de ler alguma coisa de útil na internet!
E a Vanessa ;p
Sim, eu criei um blog secreto pouco tempo atrás =]