segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por que História da Arte?

É comum as pessoas estranharem que alguém estude História da Arte. Ou imaginarem que é um curso para mulheres aposentadas que querem ver imagens bonitas e depois viajar pela Europa.
O ser humano não sobrevive sem alguma forma de expressão. A arte é a mais bem desenvolvida delas. E é por isso que se faz importante na compreensão da sociedade de cada época.
A arte não tem função.
Essa pode ser a desgraça e a virtude da arte. Desgraça porque pode-se confundir essa falta de função com inutilidade, no sentido pejorativo da palavra. E é o que geralmente acontece com quem não faz questão de se informar ou entender.
A virtude da falta de função da arte é que por ser inútil ela é não fica presa a regras e depende simplesmente do talento do artista e da vontade de percepção do público.
Isso também faz com a arte possa ser um meio de passar opiniões e informar o grande público. Sua falta de função percebida é aliada para o bom artista. Um exemplo é a arte engajada dos anos 60 e 70 e a arte política até hoje.
É importante que fique claro que quando digo "não fica presa a regras" não estou falando da parte técnica e formal da obra de arte. Esses cânones e certas regras que fizeram parte da história da arte principalemnte antes da arte moderna são de grande importância para que se compreenda o caminho que a arte percorreu ao longo dos tempos e principalemente, deixa claro que toda obra tem um propósito, um estudo, um motivo e não é apenas um desenho que "até macaco faz".
Do mesmo jeito que, segundo Huxley (e eu concordo plenamente com ele), a sociedade não sobreviveria sem algum tipo de droga, também não sobreviveria sem a arte, como forma de expressão.
A História da Arte é a história das mudanças da sociedade através da visão da nata intelectual, criativa e engajada de suas épocas. E ainda por cima, se considerarmos o eterno retorno de Nietzsche, a História da Arte e da estética plástica pode nos fornecer informações importantes sobre o caminho que a nossa sociedade provavelmente seguirá.
P.s. Estou aqui falando de arte de verdade e não arte decorativa, caixas de sabão em pó ou arte com fórmula de sucesso.
P.p.s. Sem querer retirar a importância da arte decorativa, mas isso fica pra outro texto.

Nenhum comentário: